A moda dos smartphones com notch, ou um entalhe no topo do ecrã, apareceu por necessidade. As empresas, como a Apple, entre outras, tiveram necessidade de colocar diversas câmaras e sensores no painel frontal sem que esse espaço ocupasse uma área de fora a afora. Várias empresas seguiram o mesmo design e apareceram as chamadas “monocelhas, entalhes, etc…”. Bom, é verdade que não é bonito, mas é necessário.
A Samsung, que até agora foi resistente a esta nova abordagem, parece que finalmente se vai juntar ao clube e não com um, não com dois, mas 3 modelos de notch.
Notch parece ter vencido
Os equipamentos da Samsung são caracterizados por ter um ecrã generoso, mas alto em cima e em baixo, onde o espaço está ocupado por sistemas do próprio equipamento. Agora, a empresa sul-coreana parece estar a mudar de opinião.
Na conferência de programadores que a empresa promoveu, a Samsung confirmou que em breve se irá juntar à tendência do notch. Um slide durante a keynote mostrou vários designs de “notch” que estarão a chegar aos dispositivos da marca em 2019 e em diante.
Hassan Anjum, diretor de marketing de produtos da Samsung, subiu ao palco para destacar os avanços anteriores da Samsung na redução das molduras e na maximização do tamanho do ecrã… ano após ano.
Vamos levar ao limite com a nossa nova linha: os ecrãs Infinity U, V e O. Estes são os novos conceitos que estão a chegar, e eu não posso esperar para vos contar mais sobre eles.
Referiu Anjum.
Assim, deverá aparecer na oferta da Samsung, as seguintes propostas:
- Infinity U: Basicamente parece idêntico ao design conseguido no Essential Phone. É uma pequena curva que corta o meio do ecrã.
- Infinity V: Similar ao Infinity U, mas com quatro bordas ao invés de uma meia curva oval.
- Infinity O: Este é um recorte circular total do ecrã e não tanto um “entalhe” na lateral superior do ecrã.
- New Infinity: Este parece ser um ecrã completamente limpo.
Pela descrição e pelas palavras apresentadas, a Samsung, aparentemente, poderá deslocar a posição do notch de acordo com as necessidades de cada dispositivo. Na foto vemos uns ao centro e outro à esquerda, o que permite imaginar haver alguma flexibilidade.
Galaxy S9 e Note9 poderão ter sido os últimos de uma linhagem
Pelo que é dado a conhecer, não falando dos smartphones com ecrã que dobra, estes novos smartphones poderão ter uma filosofia diferente e menos conservadora. Assim, quer o Galaxy S9, quer o Note9 poderão ter sido os últimos de uma linhagem que começou há vários anos e que chegará ao fim neste ano de 2018.